miércoles, 12 de octubre de 2011

Pavê de limão siciliano

Sempre vejo limão siciliano a venda por aqui. Infelizmente, os preços normalmente são altos e os limões normalmente não estão bonitos. Esta semana, quando entrei no supermercado, vi esses limões sicilianos lindos e, melhor ainda, MUITO baratos! Nem tinha ideia de o que fazer com os limões, mas eu tinha que comprar.


Minha primeira receita com esses limões (comprei 1kg) foi este pavê de limão siciliano.




 Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 limão siciliano (grande)
  •  biscoito champagne


Preparo



Faça um brigadeiro branco: leve o leite condensado ao fogo, mexendo constantemente (há quem também coloque uma colher de manteiga: acho desnecessário). Quando o leite condensado estiver em ponto de brigadeiro, misture o creme de leite sem o soro (na receita de torta folhada de damasco e nozes, coloquei alguns links com explicações para conseguir ponto de brigadeiro e para retirar o soro do creme de leite).

Coloque uma camada fina desse creme na assadeira/travessa/forma onde será feito o pavê e coloque raspas da casca do limão sobre o creme (como é possível ver na primeira foto).

Em um prato, coloque o suco do limão (não misturei nada ao suco, porque queria o gosto do limão bem marcante - sem preocupação com exagero, porque há o açúcar do biscoito champagne e o doce do creme para contrastar). Molhe os biscoitos no suco rapidamente: basicamente, é molhar de um lado, molhar do outro e ajeitar na forma (o processo não pode demorar muito, ou o biscoito absorve muito líquido e desmancha.



Ajeite os biscoitos na forma (como mostram as fotos 2 e 3) e cubra os biscoitos com o restante do creme (como mostra a foto 3), espalhando bem o creme sobre os biscoitos (foto 4).








Coloque mais raspas da casca do limão por cima do creme.

Leve o pavê à geladeira por algumas horas. Sirva gelado.

Também fica bom com mais camadas alternadas (creme, biscoito, creme, biscoito...) - não fiz porque a altura da minha forma não permitia.

No hay comentarios: