domingo, 16 de octubre de 2011

Couve-flor


Por algum motivo, uma das maiores fontes de acesso a este blog vem da pesquisa "como preparar couve-flor". Então, para fazer algo mais condizente com as buscas, lá vai:

Comece higienizando a couve-flor. Em uma vasilha grande (a maior que eu tinha era a panela), faça uma solução de água (normal) e água sanitária (ou hidrosteril) e deixe de molho por 15-20min (caso a couve-flor seja maior que a sua vasilha - como no meu caso -, lembre-se de virar dos dois lados).

Em seguida, lave a couve-flor em água corrente para retirar o excesso do produto de limpeza utilizado. Caso você fique com a sensação de que a couve-flor ficou com cheiro de produto de limpeza, deixe-a de molho, após lavar em água corrente, em uma solução de água com vinagre.

Após higienizar, cozinhe a couve-flor em água (ou água com vinagre), com os talos para baixo e as pétalas para cima (lembrando que os talos demoram mais para cozinhar, portanto, melhor deixá-los para baixo para cozinhar antes). Minha mãe também costumava cortar a couve-flor em buquês (separando os galhos) antes de cozinhar.

Cozinhe até os galhos estarem macios, ou al dente, se preferir (teste com um garfo para verificar o ponto).

 O que fazer com a couve-flor cozida?
  1. Gratinar
    1. na foto que está no banner deste blog (pelo menos até a data de hoje), fiz com um creme com linguiça calabresa, temperos, creme de queijo e queijo;
    2. também já fiz com creme de cebola e queijo;
    3. presunto e queijo
    4. frango e queijo 
    5. queijo e queijo (preciso explicar que sou mineiro?)
    6. e, por aí vai....
  2. Purê de couve-flor
    1. TudoGostoso
    2. Dietando
  3. Saladas, etc.
Desta vez fiz um sanduichão de forno:
Camadas alternadas de: pão de forma, creme de couve-flor com requeijão, presunto e queijo. Depois de montado, basta gratinar o queijo (que é a última camada por cima):

No hay comentarios: