martes, 4 de octubre de 2011

Champignon recheado e batatas gratinadas

Esta é uma daquelas receitas que parece ter dado muito mais trabalho do que efetivamente deu. Não digo que é uma receita rápida porque o tempo necessário para assar/cozinhar batatas nem sempre é curto - mas o volume de trabalho necessário para preparar toda a receita é pequeno.

Uma coisa que eu gostaria de ter feito - já adianto - seria trocar o champignon em conserva por cogumelos in natura. O problema é (como já comentei antes) que, quando você muda de cidade, demora algum tempo para estabelecer essas referências de onde comprar  coisas menos triviais - e, não faço a mínima ideia de onde encontrar cogumelos in natura por aqui.

O champignon em conserva não ficou ruim! Posso dizer que gostei do resultado, mas eu preferiria ter usado o in natura.

Ingredientes
4 batatas grandes
1 colher (sopa) de salsinha picada 
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
3 colheres (sopa) de requeijão
10 champignons
1/2 gomo de linguiça calabresa defumada
Sal e pimenta a gosto
queijo (mussarela) a gosto para gratinar

Preparo
Começo a receita com um truque da Fer para assar batatas: cozinhá-las (em água, normalmente) diminui consideravelmente o tempo de forno da receita.

Cozinhe as batatas em água, deixe-as esfriar. Corte-as em fatias grossas e as arranje em um refratário.

Separe as hastes dos champignons e corte-as (reserve os chapeus).

Leve a cebolinha, a salsinha, o sal e a pimenta ao fogo (se quiser, coloque uma colher de manteiga). Mexa para evitar que queime.  Acrescente as hastes dos champignons e continue mexendo até que essas hastes dourem levemente.

Acrescente o requeijão (também é possível usar creme de leite, creme de queijo, creme culinário, etc. - eu prefiro a praticidade e o gosto do requeijão).

Cubra as batatas com o molho e cubra com queijo (repare que fiz o suficiente apenas para lambuzar as batatas com molho; caso queira cobrir totalmente as batatas, faça mais molho).

Apenas essa receita já é um bom acompanhamento para carnes (lembrando de levar as batatas ao forno para gratinar o queijo). Mas eu queria um acompanhamento e, para isso, fiz champignons recheados.


Em nome da praticidade, optei por linguiça calabresa (ralada, ou passada em um processador) e frita em uma frigideira anti-aderente (não há necessidade de acrescentar gordura/óleo)

É possível acrescentar outros temperos - e até uma pequena quantidade de bacon - à linguiça (a gosto).

Recheie os chapéus dos champignons com essa linguiça.

Na foto ao lado, é possível ver que coloquei um pouco da linguiça entre as camadas de batata (eu havia fritado mais do que o necessário e não quis desperdiçar).

Uma dica para evitar que os champignons virem é levá-los ao fogo, em panela anti-aderente (no meu caso, a mesma que usei para fritar a linguiça) por alguns minutos. Não há necessidade de mexer. Com o calor, a parte inferior do champignon fica achatada e mais fácil de apoiar na forma.
Arranje os champignons entre as camadas de batata e leve o refratário ao forno para gratinar o queijo.





1 comentario:

detalles dijo...

Muito boa receita, justo o que estava buscando. Obrigada!