jueves, 29 de septiembre de 2011

Torta folhada de ricota e cebolinha


Dia desses, no facebook, uma amiga lançou a pergunta: "como fazer a ricota ficar gostosa" (na verdade, a pergunta foi como fazer a ricota ficar comestível.... mas eu prefiro quando ela fica gostosa mesmo). Chalenge accepted (ou missão dada é missão cumprida)!!!

 x 

Temperei uma ricota ralada com cebolinha e assei em uma massa folhada. Claro que não estou considerando as calorias da massa folhada (o desafio era apenas 'deixar a ricota gostosa') e nem estou considerando que não poderia colocar sal (isso é preocupação para os hipertensos) ou azeite.

Ingredientes:
300g de massa folhada
500g de ricota
cebolinha picada (usei apenas a parte verde de 2 maços - a parte branca, reservei para fazer outra receita)
sal, pimenta do reino, azeite a gosto

Como já disse outras vezes aqui, prefiro comprar a massa folhada pronta. O preparo da massa folhada é simples, mas muito chato (na minha opinião).

Cubra uma forma (untada com manteiga) com folhas da massa folhada. Leve ao forno até que a massa comece a apresentar algumas bolhas.

Enquanto a massa assa, rale a ricota e misture com a cebolinha picada, o sal e a pimenta do reino. Misture bem para que a ricota pegue o gosto dos outros ingredientes.

Quando a massa estiver apresentando algumas bolhas, coloque o recheio de ricota, cubra com mais massa folhada e leve ao forno até que a massa fique dourada.

Como não fiz bem a distribuição da quantidade da massa embaixo do recheio e da massa em cima do recheio, coloquei algumas fatias de mussarela entre o recheio e a parte superior da massa para evitar que a ricota secasse no forno.

(a massa que coloquei na parte de cima acabou não corando tanto quanto eu gostaria, mas ficou cozida - tive que desligar o forno antes que as bordas da massa queimassem).

No hay comentarios: