miércoles, 21 de septiembre de 2011

Torta folhada de nozes e damasco


Há muitos anos eu gosto de cozinhar. Acho divertido mesmo! Ainda assim, existe uma série de coisas que eu acho melhor comprar a versão industrializada - entre elas, a massa folhada (até já comentei sobre isso aqui). Nada contra quem tem ânimo para preparar massa folhada, mas eu, normalmente, não tenho.

Estava com ideia de fazer esta receita com uma base de massa folhada com um toque crocante e creme de damasco (aliás, é o mesmo creme que uso para fazer pavê de damasco - caso alguém queira tentar, já adianto que fica bom)


Para a massa:
300g de massa folhada (no meu caso, industrializada)
15 nozes (picadas grossamente)

No pacote de massa folhada que comprei, vieram 3 blocos de massa dobrados - SEM PAPEL ENTRE ELAS (informação importante). Utilizei dois desses blocos (o que equivale, aproximadamente, a 300g de massa).

Coloque as nozes entre os blocos de massa e, com o auxílio de um rolo de cozinha, abra a massa. Esse processo fará com que as nozes sejam incorporadas à massa (como mostra a foto ao lado) - utilize um saco plástico (o que veio embrulhando a massa, por exemplo) para auxiliar (de forma que a massa não grude no rolo, nem na superfície onde ela será aberta).

Arranje a massa em uma forma (forrada com papel manteiga) e leve-a ao forno médio por, aproximadamente, 20min.








Enquanto a massa assa, prepare o recheio.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
7 damascos secos (picados em fatias)
1 lata de creme de leite (sem o soro)
1/2 colher (sopa) de manteiga


Leve os damascos, o leite condensado e a manteiga ao fogo. Mexa até obter um ponto de brigadeiro (no youtube há vários vídeos sobre como fazer brigadeiro. Achei este aqui didático). Quando atingir o ponto de brigadeiro, desligue o fogo e misture o creme de leite sem o soro.

Quando o recheio estiver pronto, a massa já deverá estar começando a mostrar algumas bolhas no forno (considerando que se passaram, aproximadamente, os 20min mencionados anteriormente).

Despeje o recheio sobre a massa e re-coloque a forma no forno. Asse até que a massa fique dourada. Sirva frio.

Vale a pena reforçar o cuidado ao lidar com doces (especialmente os cremosos): queimaduras causadas por doces e cremes tendem a ser fortes e sérias!


No hay comentarios: