jueves, 8 de septiembre de 2011

Pão italiano recheado

Há alguns dias, saiu no Yes we cooking uma receita de Fondue de Gorgonzola no Pão Italiano e eu pensei 'tá aí uma grande ideia para meus impulsos panificantes'.

Fui atras de uma receita de pão italiano e acabei encontrando esta do TudoGostoso: não é uma massa muito diferente da massa de pão que eu faço normalmente (como já mostrado aqui, aqui e aqui), mas ela é resfriada antes de assar e na hora de ir ao forno, é colocada uma forma com água no forno (para formar vapor).

Testei a receita de pão italiano (que ficou pequeno porque dividi a massa) e parti para o recheio, seguindo a ideia do Yes we cooking de fazer um pão italiano recheado.

Infelizmente, eu estava sem gorgonzola em casa, então tentei um recheio mais à mão:

Ingredientes para um recheio de frango cremoso
200g de frango (picado em cubos)
2 cebolas
2 dentes de alho
1/2 lata de molho de tomate
salsão, salsa e outros temperos (a gosto)
4 colheres (sopa) de requeijão

Preparo
Refogue o frango com as cebolas, o alho e o salsão.

Deixe cozinhar e acrescente o molho de tomate.

Deixe cozinhar e acrescente o requeijão (é possível trocar o requeijão por creme de leite - a textura do frango com creme de leite fica melhor, mas prefiro o sabor do requeijão).

Também é possível trocar esse frango cremoso por um creme de cebola, ou um Fondue de Gorgonzola (como no Yes we cooking).

Montagem final
Corte uma tampa do pão italiano (já frio) e retire parte do miolo. Coloque o recheio e leve ao forno por alguns minutos para gratinar o recheio (também fica bom se acrescentar um pouco de parmesão ralado).

No meu caso, fiz um pão italiano piccolo (para ser comido individualmente). Se você optar por fazer um pão italiano em tamanho real (ou por comprar um pão italiano normal - como mostra a proporção desta foto do Clube da cozinha), acho bom servir para mais pessoas (como no Yes we cooking, por exemplo)


2 comentarios:

YES we Cooking dijo...

Que delícia! Adorei a idéia do outro recheio!
Beijão, Cecilia

Anónimo dijo...

Parece muito gostoso, eu quero!

Marcelo Maximo