lunes, 19 de septiembre de 2011

Lombo com purê de maçã e ervilhas

Sei que já publiquei esta receita de lombo com purê de maçã com ervilhas, mas se tem uma combinação que empolga, é esta!

Para o lombo
1 peça de lombo (de aproximadamente 500g)
suco de 2 limões
páprica picante
sal (a gosto)

Tempere o lombo com o sal e a páprica. Esquente bem uma frigideira anti-aderente e doure a toda a superfície do lombo. Esse processo é conhecido como selar a carne: evita que a carne perca umidade quando for ao forno (importante frisar que não se deve furar a carne - nem antes, nem depois de selar - pois furos farão com que a carne perca umidade).

Arranje o lombo selado em uma assadeira, acrescente o suco dos limões e leve ao forno por aproximadamente 40min (ressaltando a importância de cozinhar bem a carne de porco).

Retire a carne do forno e reserve-a por alguns minutos antes de fatiar (lembre-se: a carne precisa descansar).

Enquanto a carne está no forno, prepare o purê de maçãs:

Ingredientes:
4 maçãs
suco de 1 limão
gengibre (aproximadamente 1cm ralado)
sal (a gosto)

Corte as maçãs ao meio, retirando as sementes (deixe as maçãs cortadas em uma mistura de água com vinagre para evitar que elas oxidem). Rale as maçãs (no sentido da polpa para a casca: ralando nesse sentido, a polpa será ralada e a casca deverá ficar quase inteira na sua mão. Obs: cuidado para não ralar as mãos).

Leve todos os ingredientes (maçã ralada, gengibre ralado, suco de limão e sal) em uma panela em forno médio e misture até ficar com consistência de purê.


As ervilhas dispensam maiores explicações: basta levar aproximadamente 100g de ervilha (da congelada sempre; da em lata, em conserva, nunca) ao fogo, com meia colher (sopa) de manteiga e uma pitada de sal. A ervilha cozinha em poucos minutos.

Em um prato, arranje porções do purê, de ervilhas e fatias do lombo (fatiado após descansar). E bom apetite.


No hay comentarios: