viernes, 9 de septiembre de 2011

Frango assado ao molho de laranja e mostarda

Pode parecer estranho para quem não está acostumado com a combinação, mas frango e  cítricos foram feitos um para o outro.

Aliás, uma das minhas receitas favoritas de frango assado é justamente com limão: Frango com limão, assado no casulo de sal grosso e erva-doce em frango (do Oliver: é daquelas receitas que impressionam os amigos - tanto pelo gosto, quanto pela montagem.... afinal de contas, quebrar um casulo de sal grosso e retirar de lá um frango assado não é uma imagem que as pessoas veem todos os dias).

Mas... o frango em questão agora é foi assado com laranja e mostarda.

Ingredientes
frango (confesso meu fraco pelas sobrecoxas)
suco de duas laranjas (pera rio) grandes
2 colheres (sopa) de mostarda (usei da dijon, com grãos de mostarda)
sal, pimenta do reino e outros temperos (a gosto)

Em um saco plástico, misture o suco de laranja, a mostarda e os outros temperos. Lambuze o frango nessa mistura e deixe-o marinando (apenas para constar, não recomendo furar a carne porque isso faz com que ela perca umidade natural).

Também é possível deixar o frango marinando em uma vasilha ou na própria forma em que ele será assado (mas isso, dependendo do tamanho da sua geladeira, implica em mais vasilhas para lavar depois).

Depois de marinado (no meu caso, o frango ficou da noite para o dia marinando), arranje o frango em uma forma (com a pele virada para cima para que o frango fique mais macio e úmido) e cubra a forma com papel alumínio.

Leve para assar, em forno pré-aquecido e mantenha o papel alumínio até o frango estar bem cozido. Em seguida, retire o papel alumínio (e mantenha o frango no forno) para que a pele fique dourada e crocante. Os tempos para assar o frango variam segundo o forno.

No hay comentarios: