martes, 27 de septiembre de 2011

Ceviche


Ceviche (ou seviche, ou cebiche) é um dos pratos mais gostosos que já comi na vida. Basicamente, consiste de peixe picado, com cebolas e pimenta, cozidos quimicamente em sucos cítricos. É um prato bem leve e saboroso, cuja origem é disputada por Equador e Peru - mas hoje em dia, muitos países nas Américas já produzem (até aqui no Brasil é possível encontrar restaurantes que servem).
Como eu já vinha querendo fazer ceviche há algum tempo, pesquisei em vários endereços e aponto algumas referências aqui: NaBiroskinhaObaGastronomiaTudoGostosoQvinhoJamie Oliver. Desses, recomendo especialmente os dois primeiros: o  NaBiroskinha tem explicações muito boas e o ObaGastronomia tem fotos do passo a passo.

Para meu ceviche, utilizei:
suco de 5 limões
suco de 1 tangerina
raspas da casca da tangerina e de um dos limões
500g de peixe cortado em tiras (recomendo salmão fresco e um peixe branco fresco)
1 cebola roxa (média) cortada (finamente) em meia lua
azeite, salsinha e pimenta (picadas finamente) e sal (todos os quatro a gosto)

O preparo consiste, basicamente, em misturar todos os ingredientes e deixar o peixe marinar por, pelo menos, duas horas (se possível, deixe de um dia para o outro na geladeira, de preferencia).

A acidez do suco do limão e da laranja fará com que o peixe cozinhe quimicamente (repare que a cor do peixe, nas fotos, é diferente da cor de um peixe cru).

Na hora de servir, retire o caldo excedente e sirva ainda gelado (se quiser, acompanhado de uma salada). Tradicionalmente, ceviche é servido em taças como uma entrada - fã confesso, não me importo em comer como prato principal.


1 comentario:

Rachel dijo...

Olá Chef Wannabe, que honra a minha ter servido de inspiração para sua receita.
Seu ceviche ficou com um excelente aspecto, com certeza muito gostoso.
Fico feliz que venha me visitar sempre e a partir de agora seguirei seu blog também, conferindo as novidades.
Agradeço de coração a menção ao blog.
Um grande abraço!!!