martes, 2 de agosto de 2011

Torta de soja (com queijo e ovo)

Eu comprei um daqueles pacotes de farofa pronta e ele estava próximo do vencimento. Para não jogar fora, resolvi aproveitar a farofa para fazer a seguinte torta de soja:

Ingredientes:
200g de proteína de soja
200g de farofa pronta
200ml de água
salsão cortado
1/2 cebola ralada
1-2 dentes de alho
75-100g de brocolis (usei do congelado mesmo)
1 colher (pequena) de fermento químico (em pó)
sal e outros temperos a gosto
2 ovos
200-300g de mussarela ralada
1-2 colheres de parmesão ralado

Preparo:
Em primeiro lugar, hidrate a proteína de soja. Logo que comprei, comecei a procurar algumas receitas e li, no VilaSabor, que é bom hidratar a soja em água quente por aproximadamente 2h (a quantidade de água deve ser suficiente para cobrir a proteína de soja) e, em seguida, escorrer e descartar essa água: isso retiraria, segundo o VilaSabor, a maior parte da acidez da soja (que seria responsável por aquele gosto característico da soja que nem todo mundo gosta). Bem, segui a indicação deles e a minha receita não ficou com gosto marcante de soja.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha, deixando o brócolis e o fermento para misturar por último.

O fermento ficou entre os últimos ingredientes porque ele precisa, inicialmente, ser misturado a uma pequena porção da massa para que, em seguida, essa pequena porção seja misturada ao restante da massa.

E o brócolis eu deixei separado para misturar por último para facilitar na hora de mexer a massa.

Vire a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio.
Não abra o forno nos 25min (aproximadamente) para a massa crescer. Em seguida, abra o forno e faça um teste com um palito de dentes (espete o palito em diferentes pontos da torta e veja se ele sai limpo ou com pedaços de massa. Se ele sair limpo, a massa está assada).


Depois de pronto, achei que ficaria muito bom se eu tivesse acrescentado alguns pedaços de palmito.


Sobre substituições de ingredientes:
Usei a farofa pronta porque, como disse, eu não queria desperdiçar. É possível substituí-la por farinha de trigo, por exemplo (nesse caso, temperar mais a massa);

Sobre a água: eu a utilizei como um substituto para leite (segundo minha irmã, na maior parte das receitas, o leite é usado apenas como um componente líquido e não faz diferença substituí-lo por água. No caso desta receita, achei que a água ficou bem);

Não sou vegetariano e não sei como substituir o queijo e os ovos nessa receita (no máximo, eu substituiria o queijo mussarela por um queijo prato ou outro parecido)

No hay comentarios: