viernes, 5 de agosto de 2011

Stuffed pizza rolls

For the recipe in English (if a search engine has brought you here), go to Ourbestbites.com.

Há umas semanas, em mais uma das conversas super-produtivas, Gu disse "minha tia fazia um pão, estilo panetone salgado, só que ele era recheado e em bolinhas, vc ia tirando as bolinhas e comendo... dificil ate de explicar, mas mto bom". Fiquei encucado com isso (e até tentei, quando fiz meu Panetone Salgado). Coincidentemente, outro dia, vendo o Cinara's Place, me deparei com uma receita de stuffed pizza rolls.

Aí... aproveitando o feriado municipal e a viagem de turma combinada - para outro município, que não vai estar em feriado - resolvi tentar de novo.


Ingredientes para a massa (a massa é igual à que eu tradicionalmente faço, então a receita é repetida)


550-600g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
3-4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
300ml de água morna
sal, pimenta do reino e outros temperos a gosto (não sou fã de orégano, mas para quem é..)


Preparo da massa:
Em uma vasilha (ou superfície lisa) coloque a farinha de trigo e faça uma cavidade no meio da farinha, coloque o fermento e o açúcar  nessa cavidade e acrescente um pouco de água morna para dissolver o fermento. Deixe essa mistura, chamada esponja, fermentar por 20min. aproximadamente.

Eu me perguntava por que fazer essa esponja (sempre vi que era necessário, mas não sabia a razão). Até que, outro dia, lendo sobre massas, vi que "a função função da esponja (...) não [deixar] a massa com gosto de fermento" e contribuir para o crescimento da massa.

Em seguida, misture o óleo, o sal (e outros temperos a gosto) e o restante da farinha à esponja. Acrescente mais água morna (aos poucos!!!) para dar liga à massa. A quantidade de água a ser usada varia de acordo com a qualidade da farinha de trigo. Coloque a água aos poucos e misture bem a massa. O ponto correto é uma massa que se solta facilmente da mão.

Feita a massa, deixe-a descansar até dobrar de tamanho (repare que na 1a foto, há um furo na massa: quando for colocar a massa para crescer, faça um furo nela - com o dedo mesmo. Esse furo serve de parâmetro para ver quanto a massa cresceu).

Divida a massa em 5 partes e deixe crescer por mais 20min (eu usei meus 20min vendo um episódio de Modern Family - recomendo).

Divida cada uma dessas partes em 4 e deixe crescer mais 20min (outro episódio de Modern Family).

Deixe crescer por mais um episódio de Modern Family (acredite em mim, ver 3 episódios em sequência é fácil) e divida pela metade (totalizando 40 bolinhas de massa).

Essas bolinhas de massa não precisam ficar exatamente iguais (a menos que você tenha TOC), mas é importante que os tamanhos sejam aproximados para evitar que umas fiquem queimem no forno enquanto outras ainda estão cruas).


Recheios:
Como o propósito da receita foi fazer uma fornada para turma, resolvi fazer quatro recheios e dividi-los aleatoriamente pelo tabuleiro, para criar um fator surpresa.

1a opção: Queijos com pimenta
mussarela ralada
queijo saint paulin ralado (com dois hu-rays pelo fato de eles serem produzidos aqui)
queijo parmesão ralado
pimenta calabresa

2a opção: Marguerita
tomates (sem sementes), picados em cubos
algumas folhas de manjericão
pitada de sal
queijo

3a opção: Frango cremoso
frango desfiado (reaproveitei um peito que eu tinha na geladeira, desfiei), misturado com cream-cheese

4a opção: Creme de brócolis
aproveitei os talos e folhas do brócolis, cortados pequeno, misturei creme de leite e creme de cebola.

Mais opções?
dá uma olhada na geladeira que esta receita é receptiva a restos. Eu sugeriria milho e bacon, calabresa com cebola, camarão e cream cheese (mas aí tem que consumir logo), e por aí vai...

Pegue cada uma daquelas 40 bolinhas e abra-a com um rolo (dentro de um saco plástico, para evitar bagunça), ou abra na mão mesmo, dependendo da sua habilidade. Não tirei foto desta etapa, mas tem esta aqui do Our Best Bite.

Recheie individualmente e coloque as bolinhas recheadas lado a lado, em uma forma (usando papel manteiga para facilitar na hora de tirar)

Em situações normais, eu diria deixe crescer por mais 20min, mas o tempo de rechear e enrolar as bolinhas foi suficiente.

Leve para assar, por aproximadamente 25min em forno médio. O tempo varia de acordo com o forno, mas quando a massa estiver dourada (como nas fotos abaixo), ele está pronto.


Sim, eu confesso que fiz uma fornada da insegurança (eu pudia tá mintino, eu pudia tá tentano inganar e dizer que não coube na outra forma, mas foi fornada da insegurança mesmo)

Amostra de cada sabor...

Assado....


E comido antes de servir a fornada grande para a galera...











E, por fim, a fornada completa (para a turma). Só pra constar, o pãozinho que tá parecendo mofado (no canto direito inferior da foto abaixo) está assim por uma combinação de recheio de brócolis e massa fina (se olhar na forma antes de assar, já dá pra ver ele meio esverdeado). Não é mofo não!

Neste exato momento, já estão todos em uma vasilha, esperando para ir para a viagem.

E bom feriado para quem fica na cidade!

No hay comentarios: