domingo, 14 de agosto de 2011

Ratatouille

I wish, né?..... essa foto eu achei no google (no blog Leitura Gastronômica)

As minhas não costumam ficar tão bonitas quanto a da foto, mas é uma receita que acho que vale a pena (é um prato leve, fácil de fazer e ótimo para dias quentes).

Ingredientes:
aproximadamente 300g de berinjela
aproximadamente 300g de abobrinha
2 tomates (cortados em espessuras finas)
1 cebola média cortada em rodelas
1-2 dentes de alho (picados em fatias finas)
vinagre, azeite, ervas (manjericão, tomilho, etc.), sal, pimenta e outros temperos a gosto
Preparo:
Há receitas de ratatouille cozidas e assadas - e mesmo nessas subdivisões, os preparos tendem a variar. No meu caso, fiz da seguinte forma:

Descasque e fatie a berinjela (em fatias finas, ou em formato de meia lua) e coloque-a em água com vinagre para evitar que ela oxide (também é possível deixá-la em sal grosso e depois lavar a berinjela para retirar o excesso de sal).

Fatie todos os outros ingredientes (também em fatias finas) e proceda a montagem do prato em um refratário, alternando camadas de berinjela, cebola, tomate e abobrinha (algumas receitas também usam pimentão, mas eu não usei desta vez).

Em um copo, faça uma mistura nas seguintes proporções:
1/4 (50 ml, aproximadamente) de azeite (mas pode acrescentar mais se quiser)
1/4 de água
1/4 de vinagre branco
1/2 colher de (sopa) rasa de sal
alho, ervas e outros temperos.

Mexa bem e regue os legumes (já dispostos na forma refratária) com essa mistura.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno até os legumes ficarem macios e bem cozidos.

A ratatouille poder ser servida quente ou fria e pode ser tanto uma entrada como um acompanhamento (embora eu, várias vezes, coma como prato principal mesmo).

Recomendo! Tanto a receita quanto o filme (que apesar de ser muito legal, não foi muito bem distribuído)

No hay comentarios: