sábado, 13 de agosto de 2011

Feijão Branco

Feijão branco é tradicionalmente associado a dobradinha (e, quando bem preparado, é muito bom), mas não necessariamente precisa dessa companhia.

Eu costumo fazer com linguiça e bacon e o maior grau de dificuldade da receita é deixar o feijão branco de molho de um dia para o outro.

A parte de colocar o feijão de molho de um dia para o outro, pelo que me ensinaram (e pelo que minha mãe vive repetindo) ajudaria a eliminar os oligossacarídeos e fitatos e contribuiria para melhorar a digestão do feijão.

Ingredientes:
500g de feijão branco
150g de linguiça calabresa (retire a pele e pique-a em cubos)
75g de bacon (picado em cubos)
sal, alho, cebola, salsa, pimenta do reino e outros temperos a gosto
molho de tomate (normalmente uso uma embalagem de molho industrializado mesmo, mas para quem precisa reduzir o sódio da dieta, dá para fazer um molho simples com alguns tomates frescos cortados em cubos)

Preparo
Como dito anteriormente, na noite anterior ao preparo, coloque o feijão branco de molho em água (não há necessidade de acrescentar sal, nem nada).

Descarte a água (em que o feijão ficou de molho) e coloque o feijão para cozinhar (em panela normal - não há necessidade de usar panela de pressão). Deixe o feijão cozinhar bem (para saber se o feijão está bem cozido, basta pescar um grão e testar).

Em uma panela separada, frite o bacon e a linguiça (não há necessidade de acrescentar óleo, pois o bacon e a linguiça já têm bastante gordura - e dá até para descartar uma parte da gordura que se desprende das carnes) - uma dica na hora de fritar as carnes é mexer de tempos em tempos - para evitar que elas se queimem de um lado e fiquem cruas de outro. Nesta panela das carnes, acrescente o alho, a cebola, o sal (moderação nesta hora: lembre-se que sal a menos é muito fácil de consertar, mas sal a mais, não é), a pimenta e mexa bem. Em seguida, acrescente o molho de tomate (ou os tomates frescos cortados em cubinhos - nesse caso, deixe cozinhar por alguns minutos para que o tomate amoleça).

Por fim, acrescente o feijão cozido ao molho. Teste o sal, acrescente salsa (ou outros cheiros verdes) e sirva.

No hay comentarios: