domingo, 21 de agosto de 2011

Buffalo wings

Buffalo Wings são asinhas de frango picantes (normalmente muito picantes), que levam esse nome por terem sido criadas em Buffalo (New York).

Existem tantas variações na receita de Buffalo Wings que é até difícil tentar estabelecer alguns padrões. Há desde a receita que leva suco de laranja até as receitas mais simples com molho a base de pimenta tabasco.

Pelo que andei lendo, muitas vezes ela é feita com pimenta caiena, mas eu não poderia usar essa pimenta, porque me traria dois problemas: 1. encontrar pimenta caiena e 2. a asinha ficar muito picante (não que eu não goste, mas o pessoal que convidei para comer queria pimenta em moderação).

Assim sendo, nesta minha variação da receita, os ingredientes foram:
700g de asinhas de frango
água e vinagre

1 colher (sopa) de azeite,
2 colheres de sal grosso,
1 colher de sal refinado
1 pitada de pimenta do reino

100g de manteiga
2 colheres de páprica picante

Preparo
No dia anterior, lave as asinhas com água e vinagre. Tempere-as com o sal grosso, o sal refinado, a pimenta do reino e o azeite e deixe-as nesse tempero de um dia para o outro.

Misture a manteiga (em temperatura ambiente) e a páprica picante. Cubra as asinhas (no dia seguinte, quando elas já estiverem temperadas) com essa mistura de manteiga e páprica, ajeite-as em uma forma.

Cubra a forma com papel alumínio e deixe as asinhas descansando por meia hora. Em seguida, leve-as ao forno médio, por 30-40min. Desligue o forno e deixe a forma esfriar dentro do forno.

O resultado dessa etapa será uma carne bem cozida e macia.

Para que as asinhas fiquem mais crocantes por fora, na hora de servir, retire-as da forma, retire o excesso de manteiga (se quiser, prove o sal), ajeite-as em uma frigideira anti-aderente e leve a fogo alto (não é necessário acrescentar qualquer óleo porque as asinhas já vão estar bastante 'untadas'), fritando dos dois lados.


Para servir, faça palitinhos de cenoura (apenas cortando a cenoura em formato de palito - o que ajuda a equilibrar a pimenta para quem é mais sensível a gostos picantes) e alguns molhos (no meu caso, fiz apenas um de gorgonzola com iogurte).

Ah... dica para retirar os ossos das asinhas:
"and the best thing about eating chicken wings alone: you can double dip"

2 comentarios:

Gustavo dijo...

Quando comi, as minhas foram personalizadas já desossadadas..eeeeeeee

Chef Wannabe dijo...

Eu estava com planos de retirar todos os ossos de todas as asinhas antes de servir, mas fiquei com receio de desmontar todas as asinhas e acabei deixando (o que foi bobeira, porque na hora que fui comer, consegui retirar todos os ossos, sem despedaçar nenhuma)