jueves, 4 de agosto de 2011

Biscoitos de gengibre (e laranja/limão)

Foram três fornadas até este biscoito ficar mais ou menos do jeito que eu queria (ainda tenho planos de mudar a receita, mas esta última fornada foi boa). Eu comecei querendo fazer biscoitos amanteigados e testei esta receita aqui. Ficou gostoso, mas duro (fiz dois testes: um mais próximo à receita e outro com modificações, mas ambas ficaram duras).

Por último, testei esta receita do PtitChef, mas com várias modificações. O resultado ficou um meio do caminho entre o biscoito amanteigado e o sequilho. Ainda não foi exatamente do jeito que eu queria, mas ficou bom. Vamos lá:

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (a que eu tinha em casa era aquela que já tem fermento misturado)
100g de maisena (aproximadamente)
2 colheres de sopa de manteiga
casca de 1 limão (ralada)
2cm de gengibre (ralado)
creme de leite (minha manteiga tinha acabado e era o que tinha em casa. usei aproximadamente 3-4 colheres de sopa)
pitada de sal


Preparo:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes secos (a farinha, o açúcar, a maisena e o sal).

Acrescente o gengibre e a casca de limão ralados.

Misture a manteiga (em temperatura ambiente) e, por fim, acrescente o creme de leite até dar o ponto (a massa tem que ficar delicada, homogênea e soltando facilmente das mãos).

Como esta massa é muito parecida com massa podre, sugiro amassar usando apenas as pontas dos dedos, sem sovar.

Deixe a massa descansar por 20min, aproximadamente.

Faça bolinhas com a massa e ajeite, sobre um papel manteiga, em uma forma, com alguns centímetros de distância entre os biscoitos. Achate as bolinhas com um garfo (fazendo desenhos se quiser).

Leve para assar, em forno médio, por aproximadamente 20min. O tempo varia de acordo com o forno. A massa não deve ficar no forno até dourar  - os biscoitos devem ser retirados ainda claros. (Descobri o ponto roubando alguns da forma e comendo: Quando eles estavam sequinhos por dentro, desliguei e retirei do forno).



Dica valiosa: o saquinho de maisena vem pregado à caixa... e não é selado.... não tente virar a caixa de cabeça para baixo depois que ela tiver sido aberta #LFMF.

No hay comentarios: