sábado, 20 de agosto de 2011

Almondegas ao molho

Chamei o pessoal para vir jogar papo fora e comer alguma coisa em casa no fim de semana. Na verdade, o alguma coisa, no caso, era buffalo wings (que to doido pra fazer já tem tempo), mas nem todos se mostraram empolgados com a ideia de asinha de frango picante. Então, para ter opções, decidi fazer a seguinte almondega ao molho:

Ingredientes:
800-900g de carne moída
1 saquinho (68g) de creme de cebola
3 dentes de alho (descascados e picados ou amassados)
1 ovo
50-100g de bacon defumado (ralado, ou picado bem miúdo... ou moído junto com a carne, se seu açougueiro for gente boa e fizer isso por você)

Preparo:
Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Não há necessidade de complementar sal, nem outros temperos. Também não há necessidade de usar farinha de rosca, pão amanhecido ou qualquer outra farinhas.

Faça bolinhas com a carne e as coloque em uma forma.

Não há necessidade de untar a forma ou as mãos na hora de fazer as bolinhas.
 Leve ao forno alto, já pré-aquecido (para que elas dourem rapidamente por fora, sem ficarem secas por dentro).

Quando eu tinha um forno com grill, eu aquecia o grill e colocava as almondegas na forma antiaderente (que era preta) e em alguns poucos minutos a almondega já chegava a esse ponto que eu gosto.
 Outra visão de como minhas almondegas ficaram após alguns minutos de forno alto.
Se é possível fazer na panela?
sim... até fiz algumas que não couberam na minha forma. usei a frigideira antiaderente, sem óleo/manteiga ou qualquer outra gordura mesmo.














O molho.... ainda na ideia das opções, tentei trabalhar com duas ideias:
1. molho de tomate (normal.... receita é o que não falta: receitas de molho de tomate)

















2. calda de ameixa preta. Tem um restaurante árabe aqui em Jampa que serve umas almôndegas de cordeiro na calda de cereja. Como eu tinha umas ameixas muito bonitas aqui em casa, pensei, 'por que não?'
Foram:

2 ameixas picadas
4 colheres (sopa) de açúcar
300ml de água

Leve todos os ingredientes ao fogo, até chegar a um ponto de calda mole/fraca (para pontos de calda, umas dicas do Doces Regionais). Misture as almondegas e deixe alguns segundos no fogo.

Quando se faz calda, há alguns riscos: em especial, a calda começar a respingar. Para evitar isso (já que queimadura de caldas de açúcar é muito ruim), quando a calda começar a subir ou pular, desligue o fogo, deixe esfriar e depois que estiver frio, acenda de novo.

No hay comentarios: