viernes, 1 de julio de 2011

Sanduichão de forno - creme de abobrinha com gorgonzola

A comida gera memórias. Com essa premissa, Laura Esquivel escreveu Como agua para chocolate, seu mais bem sucedido livro (aliás, se o meu não estivesse em BH, eu ficaria com vontade de ler agora), que gerou um belíssimo filme com o mesmo título.

Falo sobre isso, porque não tenho como não pensar nas várias memórias que essa receita - que é uma das minhas clássicas pessoais - traz.

Uma das histórias, hoje em dia engraçada, foi da faxineira x sanduichão:

Uma faxineira trabalhava em casa e eu sempre deixava dinheiro para ela comprar almoço. Sempre dei liberdade para ela comer o que tinha na geladeira, mas 1) nem sempre eu deixava comida pronta e 2) nem sempre ela se mostrava disposta a comer os pratos que eu fazia.

Nesse dia (que era um dia de faxina), fiz um sanduichão de abobrinha com gorgonzola (e salaminho) e, como sempre, deixei o dinheiro do almoço para a faxineira. Fui trabalhar normalmente e voltei para casa animado com o sanduichão que me esperava.

Mas eis que.... Quando cheguei, descobri que a faxineira havia aberto uma exceção para a ideia de comer o que havia na geladeira. E uma exceção em grande estilo. Basicamente, ela deixou menos de 1/4 de todo o sanduichão para mim.... e o dinheiro do almoço em cima da pia.... (pra cooperar com a minha quentinha... acho...)

Histórias a parte, a receita do sanduichão:

Ingredientes
400g (1 embalagem) de pão de forma

500g de abobrinha (zucchini ou italiana) ralada
200g de requeijão
80g de gorgonzola
300g de queijo mussarela ralado
tempero a gosto

100g de salaminho (já fiz com pepperoni, com resultados bastante satisfatórios)

Preparo do creme
Cozinhe bem a abobrinha (até ficar bem macia/derretendo). Acrescente água, se necessário, e temperos a gosto (mas cuidado com o sal, já que o gorgonzola também servirá para temperar o creme). Quando a abobrinha já estiver bem macia, misture o requeijão e mexa bem. Em seguida, misture o gorgonzola, picado em pedaços e mexa bem (até o queijo se misturar completamente ao creme).

Montagem do sanduichão
Em uma assadeira, coloque uma camada de pão de forma, uma camada de creme, fatias de salaminho
Por cima, outra camada de pão de forma, outra de creme e uma camada de queijo ralado.
Repita as camadas até encher a forma (e/ou acabar com os ingredientes), terminando com uma camada de queijo (mussarela), por cima, para gratinar.

Leve ao forno para gratinar.

No hay comentarios: