sábado, 2 de julio de 2011

Massas de pão

Havia alguns dias que eu estava com vontade de fazer uma massa de pão (ou massa com fermento biológico, para ser mais genérico). Como sempre, fui fazer minhas buscas por receitas na internet (eu não fazia massas com fermento biológico havia muitos anos e não quis confiar na memória).

Buscam iam e vinham.... e nenhuma receita me agradava. Já estava disposto a fazer qualquer uma e comprei fermento biológico para tentar a sorte. Cheguei em casa, abri a internet e, por alguma dessas coincidências da vida, saiu no Technicolor Kitchen uma receita que me agradou.

Lá fui eu tentar a sorte. Não transcrevo a receita do Technicolor Kitchen (mas coloco links), mas dou a dica de 'não utilize toda a água da receita de uma vez: misture a água aos poucos'. A qualidade da farinha tem impacto direto sobre a quantidade de água a ser utilizada e os 300ml recomendados na receita tanto podem ser demais, quanto podem ser insuficientes.

O que eu fiz de diferente da Technicolor Kitchen?

Bem... na primeira tentativa, fiz um pão aberto com carne seca (quase uma pizza.... ) e coloquei manjericão na massa (e não orégano, nem tomilho).

  Fiz uma borda recheada com mussarela.










 E fiz a parte parecida com pizza: pouco de molho de tomate por cima....
 ... e carne seca (para quem não sabe como dessalgar a carne seca e/ou quer outra receita, indico esta do PapoDeHomem)
O resultado (que, aliás, já apareceu na foto anterior):













Mas, na verdade, eu gostei mais das tentativas seguintes (ainda com a receita do Technicolor Kitchen).... Só que, da segunda vez, utilizei um pouco mais de açúcar para dissolver o fermento e acrescentei cerca de 2-3 colheres (de sopa) de cenoura ralada à massa. E fiz em formato de pãozinho recheado:


Com mussarela (à direita da foto.... notando que boa parte do queijo vazou, mas eu nem liguei porque comi ele assim mesmo), e com carne seca (que havia sobrado da receita anterior, à esquerda da foto).







Por dentro do pãozinho? Aí, oh









E, por último (já que, com esta fornada, acabou o fermento que eu tinha comprado), veio a terceira tentativa:

Nesta tentativa, deixei a massa crescer por mais de 1h antes de ir ao forno. O resultado foi uma massa bem mais fofinha por dentro e crocante por fora.












Com recheio de carne seca e queijo mussarela...













E um pãozinho foi com recheio de cenoura ralada, mussarela e azeitona preta (porque a carne seca acabou na hora de enrolar o último). Por dentro ele ficou assim:












...e, por fora, para marcar a diferença, ele ficou assim:















PS: tá, eu sei que essa última foto ficou meio
 

No hay comentarios: