viernes, 15 de julio de 2011

Lasanha sem complicação

Há um bom tempo, o pessoal do Papo de Homem apresentou uma receita de lasanha sem complicação, lembrando que boa parte do sucesso de uma lasanha recai sobre o molho.

Uma das coisas que gostei na receita deles foi usar tomate italiano sem pele em lata. Aproveitando que teve uma promoção desse tomate aqui perto de casa, fiz esta receita de lasanha de carne com ervilhas.



Ingredientes

uma embalagem de 500g massa para lasanha (lembrando que uma embalagem costuma ser suficiente para mais de uma receita)

200-300g de queijo mussarela (em fatias)
queijo parmesão ralado (a gosto)


Para o molho:
1 lata de tomate italiano sem pele (seguindo a dica do pessoal do Papo de Homem, mas é possível usar massa de tomate ou fazer molho com tomates frescos também)
2-3 dentes de alho
1 cebola média cortada em cubos pequenos
250g de carne moída
300g de ervilhas (congeladas! não usar ervilhas em lata, pois elas costumam ter uma textura meio arenosa)
sal, pimenta, manjericão e outros temperos a gosto (e, se necessário, meia colher de açúcar para equilibrar a acidez do molho)


Preparo:
Refogue o alho, a cebola e os temperos. Acrescente a carne moída e mexa até que ela fique dourada.

Amasse os tomates com um garfo e misture-os à carne refogada. Acrescente um pouco de água e deixa panela em fogo médio, mexendo de vez em quando (para não queimar o fundo) até o molho ficar consistente (a consistência do molho vai determinar a consistência da lasanha. Logo, se quiser uma lasanha menos firme, deixe o molho com mais água).

Experimente o sal e acrescente o açúcar, se necessário, para equilibrar a acidez do molho.

Por último, misture as ervilhas congeladas e desligue o fogo.

A montagem da lasanha consiste em alternar molho, massa, queijo, molho, massa e queijo. Como eu não cozinho a massa antes de montar a lasanha, uma dica importante (que o pessoal do Papo de Homem também apontou, é sempre deixar a massa em contato com molho).

Montada a lasanha, cubra a forma com papel filme e leve-a à geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte, basta assar - por cerca de 20min (dependendo da potência do seu forno) - até gratinar o queijo por cima da massa.

No hay comentarios: