jueves, 14 de julio de 2011

Chilli paraibano

Bastante consumida na Paraíba, a fava (ou feijão-fava) é um grão maior do que um grão de feijão normal (na foto à esquerda, duas favas em um garfo de mesa normal, para dar ideia da proporção), com um gosto levemente amargo e que, se bem preparado, dá um caldo fantástico - em Campina Grande, este ano, por exemplo, a melhor opção das que provei era o caldo de fava (até peguei a foto, abaixo, do A paraíba tem, pra mostrar como o caldo pode ser apetitoso).




Quando resolvi comprar favas, vi um problema: só tinha embalagens de 1kg no supermercado. Então, veio a dúvida: Além de caldos, o que mais fazer com as favas?






Tive a ideia de fazer um chilli paraibano. Já tinha tempo que eu queria testar uma receita de chilli da Nigella que eu tinha visto no youtube (com link da Food Network também), e eis a oportunidade:

Ingredientes

200g de favas
2 dentes de alho
250g de carne moída (comprei patinho)
1 cebola picada em cubos pequenos
1/2 lata de molho de tomates (para simplificar)
temperos (usei sal, salsa, cebolinha, louro em pó, pimenta do reino e pimenta calabresa)
2 colheres de sopa de cacau em pó (parece estranho, mas acredite: funciona)

Preparo
Cozinhe as favas em bastante água (não foi necessário usar panela de pressão). Essa água do primeiro cozimento fica mais escura e eu optei por descartá-la e continuar o cozimento trocando a água e colocando os dentes de alho (essa troca de água diminuiu o gosto levemente amargo das favas).

Separadamente, faça um molho refogando as cebolas, os temperos e o molho de tomate. Sugiro deixar para acrescentar a pimenta calabresa apenas quando o prato estiver pronto (minhas experiências esquentando pimenta calabresa levaram a pratos bastante picantes.... e olha que minha tolerância a pimenta é alta).

Quando o molho de tomate estiver pronto, acrescente as favas (que já deverão estar cozidas, mas ainda al dente), a carne moída (ainda crua) e água (até cobrir os ingredientes). Deixe em fogo médio e mexa de tempos em tempos (para não queimar) até a água secar (e a carne cozinhar, consequentemente).

Quando a água já tiver secado, teste o tempero e acrescente as duas colheres de cacau em pó. Como disse a Nigella, pode parecer estranho, mas o cacau em pó não é doce (enfatizando que não não estou me referindo a achocolatados como toddy e nescau e genéricos) e ele garante um gosto bem interessante à receita.

Por fim, acrescente a pimenta calabresa e sirva com doritos (ou outro salgado do tipo) e um bom molho de pimenta (para os fortes de coração ^^ )


Por fim, para quem prefere uma receita mais tradicional, um link pro Tudo Gostoso.

No hay comentarios: