lunes, 18 de julio de 2011

Brownie

Saiu no Cozinha Travessa a seguinte receita de Brownie de Nozes:

Ingredientes
- 10 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 1/4 de xícara de açúcar orgânico (não tinha, aí usei o normal mesmo)
- 3/4 de xícara + 2 colheres de cacau em pó
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha*
- 2 ovos grandes gelados
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 2/3 de xícara de nozes picadas (opicional)
* Não se desespere se não tiver e não precisa comprar só pra colocar na receita, a não ser que você queira muito. Não vai ficar ruim se você não colocar.



Preparo
Pré-aqueça o forno a 160 graus. Num tabuleiro, forre uma forma quadrada de +ou- 2cm de diâmetro. Eu usei uma forma com furo. Não é necessário untar o papel alumínio, mas por segurança, se quiser untar a forma antes, pode. Numa panela coloque o açúcar, o sal, a manteiga e cacau e leve a banho maria (ou seja, dentro de outro panela maior com água). Mexa de vez enquando, até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Junte os ovos um a um, misturando bem com uma colher. Junte a farinha de trigo e bata com a mesma colher, até obter uma mistura grossa e brilhante. Junte as nozes e despeje na forma, alisando por cima, se necessário. Leve ao forno, na grade do meio, por +ou- 20 a 25 minutos. Teste com um palito. Ele deve sair ainda molhado, mas se você ficar com muita dúvida, deixe mais uns 5 a 10 minutos, mas não descuide, porque pode começar a queimar o fundo. Deixe esfriar, desenforme puxando delicadamente o papel alumínio. Polvilhe o cacau em pó (com a ajuda de uma peneira) ou açúcar de confeiteiro (se você tiver). Decore com hortelã. Eu gosto dele mais gelado, mas se quiser, você também pode servir com uma bola de sorvete.




Bem, eu fiz a receita:
devo dizer:
1. Em termos de sabor, muito bom o fato de não ser exageradamente doce;
2. Em termos de textura: eu tiraria mais da metade da manteiga (foi demais... demais mesmo);
3. Em termos de custo benefício..... bom..... existe uma massa pronta que chega a um resultado bem parecido (e bastante satisfatório) e que tem um custo próximo (pelo menos quando acho a massa pronta custando uns 4 reais no supermercado):
cortei a marca (da imagem retirada da internet) pra não fazer mais propaganda gratuita ainda... mas se quiserem me pagar, eu coloco a caixinha inteira... ^^

No hay comentarios: