miércoles, 6 de julio de 2011

Babaganuche

A primeira coisa a ser dita é: a pasta fica com um leve gosto de fumaça. A segunda é: esse gosto é intencional. A terceira: dá pra amenizar o gosto (ou até eliminá-lo, mas a graça está no gosto defumado).

Ingredientes
1 berinjela
1 colher de sopa de tahine
sal, suco de limão e azeite

Preparo:
Uma parte importante da receita está na escolha da berinjela: escolha berinjelas bonitas e vistosas e que NÃO apresentem pequenos buraquinhos, pois eles indicam a presença de bichos.

Asse as berinjelas ainda com a casca. Esta é a hora de definir se o babaganuche vai ter um gosto mais ou menos defumado: para um gosto bastante defumado, asse a berinjela na própria chama do fogão. Para um gosto menos defumado: asse no forno.

Para conseguir um meio termo, eu asso a berinjela no forno até ela ficar macia. Após assada, eu queimo a casca na chama do fogão para garantir o gosto defumado.

Após a berinjela estar assada e bem macia, retire a casca e amasse-a bem com um garfo.

Regue com azeite, misture uma colher de tahine e outros temperos (na minha receita, usei limão, salsão, sal e uma pitada de pimenta)

Como o pão que tinha em casa acabou e eu ainda tinha babaganuche, improvisei uma massa (como mostra a foto ao lado) feita com farinha de trigo e água (semelhante a uma receita de tortillas para tacos)

Por fim, créditos para a Lu, que foi quem me passou a receita, numa mesa de almoço (alguns anos atrás) e tirou minhas dúvidas via mail (há alguns dias). Brigado, Lu ^^

No hay comentarios: