martes, 19 de julio de 2011

Apfelstrudel

Attendez la crème


Na sequência receitas de sobremesas vindas de blogs, a bola da vez foi o Apfelstrudel do Chef Alemão (que eu confesso que já queria fazer há bastante tempo).

Como não tinha ideia sobre a massa, segui a receita do Chef Alemão à risca (inclusive copiando o texto de lá):

Para a massa filó:

250 gramas de farinha de trigo especial
1 ovo
125 ml de água morna
1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo:
Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para utilizar-se das medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).

Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogenia e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).


Abrir a massa bem fino, com cuidado para que ela não rasgue, e enrolar no http://heikograbolle.wordpress.com/2010/03/20/receita-de-apfelstrudel-do-chef-alemao/, há várias fotos mostrando esse trabalho com a massa.

Como eu não tinha 7 auxiliares para me ajudar com a massa, optei por fazer rolinhos individuais (como dá pra ver pelas fotos).

Já o recheio....

Bem, não segui a receita do Chef Alemão para o recheio, porque já tinha minhas próprias ideias.

Ingredientes para o recheio:
8 maçãs médias
8 colheres de açúcar (eu não queria que o recheio ficasse muito doce)
suco de 1 limão grande
gengibre (ralei aproximadamente 2cm)
1 pitada de sal

Preparo:
Em uma panela (ainda fria), misture o suco de limão, o açúcar, o gengibre e a pitada de sal.

Descasque as maçãs e corte em pedaços grandes. À medida que for cortando e descascando as maçãs, mergulhe-as no suco de limão (para evitar que elas oxidem).

Leve as maçãs (e o suco de limão com açúcar, gengibre e sal) ao fogo médio.

Não acrescentei água, nem mexi muito (para tentar manter os maiores pedaços de maçã que eu pudesse). Tudo o que fiz foi repetir o seguinte processo: deixar a mistura começar a ferver, desligar o fogo, tampar, deixar a panela esfriar, ligar de novo, etc,

Repeti todo o processo até a mistura de maçã estar cozida com uma textura macia e a mistura estar com uma estrutura consistente (já adianto que, pela quantidade de açúcar que usei, a textura nunca vai ficar exatamente igual a de uma geleia).

Preparados massa e recheio, apenas segui os passos de montagem do Chef Alemão, levei ao forno médio (em forma apenas untada com manteiga).

Atenção para a dica de não abrir o forno para que a massa fique mais crocante por cima.

Nas minhas fotos, dá pra ver que alguns dos rolinhos ficaram mais escuros que os outros (o que está partido, por exemplo, é um deles)... é que eu tinha uma geleia (industrializada) de framboesa em casa e resolvi fazer um teste....



No hay comentarios: