viernes, 22 de abril de 2011

Torta folhada de brócolis com ricota

A ideia pra esta receita veio da Spinach and Feta Filo Pie do Jamie Oliver (só pra variar), mas com algumas modificações (só pra variar). Na minha versão, fiz uma torta de massa folhada com recheio de brócolis, ovos, ricota e gorgonzola. 

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
1 maço de brócolis
200g de ricota
50g de gorgonzola
3 ovos
sal a gosto
azeite
(e será necessário papel manteiga para evitar que a massa grude na forma)

Preparo:
Em primeiro lugar, a receita mais prática de massa folhada que conheço é: vá ao supermercado e compre massa pronta (para quem tiver tempo e paciência para fazer a massa folhada, aqui vai a receita do canal sabor intenso no youtube)

Comece pré-aquecendo a forma (vazia mesmo) para que a parte de baixo da massa folhada fique crocante.

Limpe um maço o brócolis e cozinhe-o rapidamente - como a torta ainda será finalizada no forno, não é necessário cozinhar demais (eu, particularmente, não gosto de descartar folhas e talos; prefiro aproveitá-los e minimizar o desperdício de comida).

Esfarele a ricota e o gorgonzola grossamente. Misture o brócolis cozido e 3 ovos (não é necessário misturar bem; aliás, muito pelo contrário: é interessante que a mistura NÃO fique homogênea: assim, será possível identificar os ingredientes na torta pronta). Se necessário, acrescentar uma pitada de sal.

Molhe uma folha de papel manteiga (com água mesmo) e regue a folha com azeite (para evitar que a massa folhada grude). Ajeite folhas da massa sobre o papel manteiga e coloque (o papel com a massa) na forma já aquecida.

Despeje o recheio e cubra com mais algumas folhas de massa folhada.

Leve ao forno médio por cerca de 20min (ou até a massa ficar dourada).

E bom apetite.

No hay comentarios: