sábado, 23 de abril de 2011

Bolinho assado de milho


Acho tão prático que aqui vendem embalagens com 5 espigas de milho, já sem a palha. E melhor ainda, essas espigas normalmente são novas e saborosas.

Além de comer o milho cozido, de vez em quando tenho umas ideias de receitas...

Esse corn bread foi uma receita que fiz duas vezes e gostei bastante:

Ingredientes
5 espigas de milho
queijo parmesão ralado (a vontade, para dar sabor)
1/2 colher de café de fermento em pó (fermento químico)
sal a gosto
outros temperos a gosto (1 cebola picada em cubos pequenos, ou 1 alho poró cortado em rodelas finas, ou alguns dentes de alho amassados, ou queijos ralados..... a gosto...)
opcional: cubos (grandes) de mussarela ou linguiça calabresa para rechear


Preparo
Ralar o milho em ralo grosso (apenas o milho, não o sabugo.. hehehe) ou bater no liquidificador. Prefiro ralar.

Misturar o parmesão ralado, e outros temperos (nessa receita da foto), utilizei alho poró cortado em rodelas finas.

Misturar o fermento químico (minha mãe ensinou que a misturar o fermento numa pequena porção da massa e depois misturar essa pequena porção ao restante da massa... sempre funcionou, nunca tentei outro jeito);

Virar a massa em formas individuais (como na foto ao lado), colocando cubos grandes de queijo mussarela para rechear (também pode ser outro recheio) e levar ao forno médio por cerca de 20min (ou até crescer e dourar). Prefiro essas formas individuais de silicone porque eliminam a necessidade de untar e porque elas já dividem as porções... mas é possível usar uma forma normal, untada (eu também enfarinharia com farinha de milho para não grudar)

Imagino que seja possível fazer a mesma receita com milho em lata, mas lembrando que o milho em lata tem mais conservantes, mais sódio e mais etc.

No hay comentarios: