domingo, 20 de marzo de 2011

Penne tricolor com manjericão, ricota e tomate cereja

Reza a lenda que a pizza Margherita teria sido criada para bajular uma rainha italiana com o mesmo nome....

Boa parte das pessoas tende a fazer essa relação entre os nomes enfatizando a rainha, mas sejamos sinceros, qual das duas é mais famosa hoje em dia?

Deixando as divagações de lado, estava eu, na minha tradicional correria de começo de semestre, pensando em que comida fazer para o almoço, quando tive a inspiração da pizza: um macarrão margheritado.

Escolhi um penne tricolor para preparar meu prato. Sugiro fazer de 100g a 200g de massa por pessoa (a definição exata depende do ânimo gastronômico dos comensais). Outras dicas para cozinhar a massa: usar 1 litro de água para cada 100g de massa (lembrando que pouca água no cozimento levar a massa a ficar grudenta... ou totalmente grudada). Fã declarado de alho, também sugiro colocar dois dentes de alho crus na água do cozimento do macarrão.

Enquanto o macarrão cozinhava, higienizei (lavei as folhas e deixei em molho em uma mistura de água com algumas gotas de vinagre) um maço de manjericão e uma bandeja de tomates-cereja. E também aproveitei para cortar, em cubos grandes, um pouco de ricota (sugiro uma proporção de 1 parte ricota para cada 4 ou 5 partes de massa)

Quando a massa estava cozida, levei a ricota ao fogo (para tostar levemente) e acrescentei o manjericão (já escorrido). Em seguida, acrescentei a massa e, por fim, os tomates-cereja cortados pela metade.

Para temperar, queijo parmesão ralado.

No hay comentarios: